Notícias do Sinpol-MS

Violência contra a mulher é tema do Segurança em Pauta desta semana

Fonte: Polícia Civil MS

O Brasil tem a quinta maior taxa de feminicídios do mundo e conforme dados do Fórum de Segurança Pública, no ano passado, 536 mulheres foram agredidas por hora no país.

Entre 2009 e 2016 quase quadruplicou o número de notificações de violência física contra as mulheres, causadas por cônjuges ou namorados, conforme dados do Ministério da Saúde.

Em Mato Grosso do Sul 31 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2018 e este ano, até o mês de agosto, 23 mulheres foram vítimas fatais da intolerância e do ódio.

No topo da lista das principais barreiras de combate à violência contra a mulher está a tolerância social. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2014, aponta que pelo menos 63% das pessoas acreditam que casos de violência doméstica devem ser discutidos somente entre a família.

Em fevereiro deste ano, a pedido do Fórum de Segurança Pública, o Datafolha ouviu mais de 1.000 mulheres sobre violência contra a mulher e 42% delas disseram já ter sofrido agressões dentro de casa. Conforme a pesquisa, os cônjuges e namorados são responsáveis por quase 24% dos casos.

A violência contra a mulher é tema do programa Segurança em Pauta desta semana, que tem como convidada a delegada Joilce Silveira Ramos, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Aquidauana. O Segurança em Pauta vai ao ar nesta terça-feira (17), às 18h30 na TVE Cultura - canal 4.1 na TV aberta e no canal 15 da Net, e será reapresentado quinta-feira, às 19h e sábado, às 21h.


volta ao topo