Notícias do Sinpol-MS

Trabalho dos policiais civis é determinante para redução de crimes, afirma Sinpol

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que os crimes contra o patrimônio e contra a vida, que são os que mais impactam a população, registraram quedas expressivas em Mato Grosso do Sul nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para o presidente do Sinpol MS, Alexandre Barbosa, a atuação efetiva das polícias e o trabalho atuante dos policiais civis são fatores determinantes para essa redução nos números. "Mesmo com a falta de valorização da categoria, sendo uma das melhores polícias do país com uma das piores remunerações, os policiais civis de MS são incansáveis na garantia da segurança pública. Toda essa redução nos números de violência se deve ao excelente trabalho realizado pelos policiais, que diuturnamente estão nas ruas para proteger a população", afirma.

Nos crimes contra o patrimônio, as maiores quedas foram registradas nos roubos em residências (-32,6%) e dos roubos em vias urbanas (-29,3%), seguidos dos roubos totais (28,2%), roubos a comércios (-27%), furtos gerais (-14,3%) e furtos em residências (-7,6%).

Em Campo Grande, as quedas foram ainda mais expressivas, chegando a -100% nos roubos seguidos de morte, -36,7% nos furtos em residências, -31,4% nos roubos em vias urbanas e -28,4% nos roubos totais.

Também foram registradas quedas nos crimes contra a vida. Em Campo Grande, os feminicídios caíram -50% e os homicídios dolosos -35,7%. Já em nível estadual, a queda dos homicídios dolosos foi de -17,3%.


volta ao topo