Notícias do Sinpol-MS

Sinpol apoia recomendações do MPE para conter evolução do Covid em Bonito e preocupação com a saúde das forças policiais

O Ministério Público Estadual, em seu Diário Oficial desta segunda (26/10), fez uma série de recomendações à prefeitura de Bonito para conter aglomerações e o risco de contágio pelo novo coronavírus durante o próximo feriado de 02 de novembro, Finados. Entre elas, a de que sejam disponibilizados testes gratuitos de Covid 19 para todos os policiais civis do município. O pedido se baseia diante do grande número de positivados nas forças públicas de segurança da cidade. O documento também pede que profissionais da saúde, policiais militares, além dos guarda-municipais, tenham a mesma garantia.


O documento foi assinado pelo promotor Alexandre Estuqui Junior, juntamente com outras recomendações de ações preventivas, entre elas, fomentar o uso de máscaras, principalmente, à noite, na principal avenida da cidade, a rua Pilad Rebuá, e nos postos de combustíveis, palcos das aglomerações. Também cobra que sejam reforçadas as medidas preventivas de higiene e fiscalização pela vigilância sanitária e que seja restringida a venda de bebida alcoólica em via pública. De acordo com a recomendação, em caso de descumprimento, a prefeitura pode sofrer medidas judiciais.


Segundo o MPE, essas orientações norteiam-se com base no que aconteceu na cidade nos últimos feriados. O promotor cita o município recebeu aproximadamente 15 mil pessoas em cada feriado (7 de setembro e 12 de outubro) e menciona, ainda, que nestes períodos, pessoas estiveram nas ruas sem máscara e foram feitas diversas festas clandestinas. Além disso, o promotor afirma na recomendação que, apenas no último feriado, mais de 10 pessoas foram presas em flagrante, sendo a maioria por embriaguez ao volante.


Para o presidente em exercício do Sinpol MS, Pablo Rodrigo Pael, essas determinações são essenciais como medidas protetivas para aqueles que estão na rua desempenhando suas funções. “A recomendação deveria ser estendida a trabalhadores de outras cidades, já que municípios tradicionalmente turísticos como Rio Verde, Bodoquena, Corumbá, também recebem muitos visitantes durante o feriado prolongado “.


volta ao topo