Policial Civil Assume COMAFRO em Dourados e Inicia Gestão com Forte Posição Contra Ataques Racistas.

O Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos da População Afro-Brasileira (COMAFRO) de Dourados realiza sua primeira reunião ordinária do biênio 2025-2027 neste dia 15 de outubro, na sede do Sinpol/MS, no município.
A novidade da nova gestão é a inédita presidência do Conselho, que passa a ser ocupada por um policial civil. O investigador Ailson do Carmo de Souza, conhecido como "Will", assume a liderança da instituição que congrega 17 segmentos, incluindo órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, e que tem como missão a defesa dos direitos da população afro-brasileira. Souza é notório por seu engajamento em causas sociais e na defesa dos direitos humanos.
Os trabalhos do novo COMAFRO, no entanto, já tiveram um "batismo de fogo" antes mesmo da primeira reunião oficial. O Conselho foi uma das entidades que se manifestou em defesa da delegada Thays do Carmo Oliveira de Bessa, vítima de ataques racistas e machistas nas redes sociais na semana passada. O caso ganhou ampla repercussão, com destaque em meios de comunicação de alcance nacional e forte mobilização nas redes sociais.
A reunião ordinária deve discutir os primeiros passos da gestão de Souza e o papel do COMAFRO diante dos recentes episódios de ataques racistas na cidade, que colocaram Dourados no centro de um debate nacional sobre a intolerância e o racismo estrutural.