Notícias do Sinpol-MS

Polícia Civil dá início a curso da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Fonte: PCMS

Teve início na manhã de hoje (21), na Acadepol, o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. O programa foi instituído em 2004, como resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O curso está sendo realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Justiça – Senajus, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Coopera Jurídica Internacional (DRCI), e com a Coordenadoria da Mulher.

A iniciativa objetiva a troca de experiências, metodologias e conhecimentos entre os participantes e palestrantes do curso, promovendo maior efetividade na prevenção e no combate aos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.

Estiveram presentes à abertura o Delegado-Geral da Polícia Civil – Roberto Gurgel Filho; a Diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional - Priscila Santos Campêlo Macorin; o Diretor da Acadepol – Delegado de Polícia Civil Devair Aparecido Francisco e a Diretora do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) – Delegada de Polícia Civil Ana Cláudia Medina.

No discurso de abertura, o Delegado-Geral falou sobre a oportunidade da realização do curso que objetiva atualizar os agentes públicos acerca de temas como: “Cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos como instrumento de combate ao crime”, “Combate à corrupção em licitações e contratos públicos”, “Aspectos penais e Processuais da Lavagem de Dinheiro”, “Integridade e Prevenção à Corrupção”, entre outros.

A diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Priscila Santos Campêlo Macorin, falou sobre noções básicas, conceito, soberania, jurisdição, competência, instrumentos legais, princípios, tramitação, casos práticos. Sua palestra, com tema: Cooperação jurídica internacional e recuperação de ativos como instrumento de combate ao crime foi a primeira a ser ministrada.

   

   


volta ao topo