Notícias do Sinpol-MS

Estado com um dos maiores índices de resolutividade de crimes paga um dos piores salários ao policial civil

O Sinpol/MS parabeniza os policiais civis de Mato Grosso do Sul pela excelente atuação da resolubilidade de crimes. Conforme informações divulgadas pela Delegacia-Geral, são resolvidos 100% dos feminicídios, 75% dos latrocínios e 62% dos homicídios. O notável trabalho também foi destaque na Revista Veja na reportagem “Chamem a Polícia”, na qual destaca que o estado esclarece mais casos de homicídios do que outros estados como São Paulo (38,6%) e Rio de Janeiro (11,8%).

No início deste ano, a Delegacia Geral da Polícia Civil publicou um estudo apontando que os índices de esclarecimentos de crimes no MS equivalem a resultados de países de 1º mundo. Os dados divulgados mostram a atuação repressiva dos policiais civis com o registro de 238.274 ocorrências, que resultaram na conclusão de 74.539 investigações, recuperação 2.551 veículos roubados ou furtados, 20.992 pessoas presas, apreensão de mais de 24 mil armas de fogo e munições, além de 335,7 toneladas de entorpecentes. 

O presidente do sindicato, Giancarlo Miranda, observa que esse alto índice está diretamente ligado à dedicação de todos os policiais civis, independentemente da função que desempenham. “É um trabalho em conjunto que proporciona justiça às vítimas e segurança à sociedade. Para que esses indicadores sejam ainda melhores, é preciso investir em infraestrutura e sobretudo na valorização do policial civil”, afirmou Giancarlo.

Embora a polícia civil de Mato Grosso do Sul apresente todos esses resultados positivos, a valorização do servidor policial vai em caminho contrário. Em um ranking nacional de salários, divulgado no último dia 1º de fevereiro pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), Mato Grosso do Sul aparece em 20º lugar. De acordo com o estudo, o salário inicial da carreira aqui no Estado é de R$ 4.145,03, enquanto que no Amazonas, que aparece em primeiro lugar, é de R$ 9.613,14.

O novo ranking é fruto de uma extensa pesquisa realizada pela Cobrapol desde o final do ano passado. Confira a tabela completa no link: http://cobrapol.org.br/cobrapol-divulga-novo-ranquing-salarial/


volta ao topo